Ninguém discute que Neymar é um jogador diferenciado, o terceiro melhor do mundo em seu ofício. A exposição excessiva, de sua vida pessoal e profissional, é consequência de uma engrenagem que mistura marketing pessoal e interesse da imprensa. Ao colocar-se como ‘produto” antes do profissional de futebol, os danos colaterais são evidentes, e cobram seu preço.
Neymar está a 70-80% de seu potencial, segundo especialistas. Ficou três meses sem jogar e o tempo de recuperação de sua contusão não permitirá que atinja sua plenitude até o dia 15/07. É demasiado injusto descarregar toda expectativa de sucesso da seleção sobre suas costas. Afinal, são 11 os titulares.
É um fora de série tecnicamente, mas não um líder em campo. Essa característica não lhe é inata e não há nada de mal nisso. Pelé também não era. Trata-se de um grande equívoco exigir que ele ocupe esse espaço. Reclama muito da arbitragem, simula faltas, cai com facilidade; são atitudes que denotam imaturidade e angariam antipatia, antítese da liderança. A comissão técnica, ciente de todo esse contexto, deveria providenciar suporte psicológico profissional ao craque.
Para melhorar seu rendimento e tornar-se mais decisivo, mesmo abaixo das condições físicas ideais, devíamos esquecer o Neymar e dispensar a ele tratamento igual aos outros 22. Pode não ser seu desejo, uma vez que ele parece ter adotado o marketing como principio, mas é fundamental para o êxito brasileiro. O próprio grupo deveria assumir a responsabilidade e blindar o colega.
Falta algo: uma liderança clara. Alguém que conduza o time do ponto de vista emocional. Neymar não tem condições de assumir esse papel. Deixem ele jogar bola…
Relacionado
Victor Loyola
Os textos refletem minha opinião pessoal sobre qualquer assunto, não há nenhum tipo de vinculo com corporações, grupos, ou comunidades. Comentários são extremamente bem-vindos. Me esforçarei ao máximo para fazê-lo um hobby permanente. No segundo tempo de minha vida, está definido que continuarei escrevendo. Se eu parar, de repente é por que eu surtei ou houve algum apagão de criatividade. Essa versão do blog está turbinada – é para ser mais agradável e acessível ao leitor. Há até um espaço para enquetes, uma maneira bem-humorada para encarar o mundo. Boa leitura!!!!!