De Madre Teresa a Anderson Silva

image

Teremos segundo turno. E os tempos de TV serão iguais. Marina terá que usar o seu com eficiência se quiser manter suas chances.

E em um país onde factóides contam mais que conteúdo, se você encontrar algum fato gerador de rejeição, isso pode lhe beneficiar através do prejuízo ao adversário. A campanha do PT fez isso a partir da disseminação de mentiras, associando Marina a banqueiros ( que nunca ganharam tanto dinheiro quanto no governo atual) , vinculando-os ao tema de autonomia do Bacen ( assunto que 99% da população não entende), criando o mito do fim do bolsa família e do abandono do pré-sal.

image

O governo incompetente produz matéria prima farta para geradores de rejeição. Os marqueteiros da oposição precisam saber explorá-la. Alguns exemplos:

– Financiamento de portos em Cuba enquanto no Brasil hospitais públicos não dão conta de pacientes nos corredores e 50% das casas são desprovidas de esgoto;

– Tomada aérea do presídio da Papuda, onde os principais personagens do petismo batem ponto. Poderia haver uma voz ao fundo, dizendo: sua vida será gerenciada daqui…

– O patético discurso de ‘panos quentes’ ao Estado Islâmico feito na ONU. Algo do tipo: quem tem pena de terrorista, tem pena de bandido…

– Petrobras, tão cara à população, devia ser explorada ao máximo. Mostrar seu derretimento pela roubalheira e associar quantas casas populares poderiam ser feitas com o lucro que a Petro deixou de ter no período, por conta da má gestão. Aí entraria um locutor sarcasticamente dizendo: ‘ enquanto gatunos surrupiavam o nosso patrimônio público, e o governo fazia vistas grossas, xxx mil casas populares deixavam de ser construídas’

– Atacar os juros altos, os maiores do planeta. Mostrar exemplos de como a população paga caro para consumir e tomar crédito, associando essa situação aos lucro bilionários dos bancos, que nunca ganharam tanto dinheiro na história desse país…

imageOs fatos acima não são tão simples e diretos. O Marketing, de quem a política desafortunadamente transformou-se em sub-segmento, trataria de torná-los escandalosamente ruins às vistas dos eleitores. Rasteiro? Sim. Como qualificar a campanha petista até o momento?

Não dá para entrar no ringue diante de um Mike Tyson enfurecido como Madre Teresa de Calcutá. Você tem no mínimo que encarnar um Anderson Silva, senão a vaca vai para o brejo…

image

PS*
Deve haver muitos outros exemplos. Aliás, ideias são bem-vindas. Elas chegarão ao Comitê da Marina.

0 Comments
0

Deixe uma resposta

Send this to a friend