Teremos segundo turno. E os tempos de TV serão iguais. Marina terá que usar o seu com eficiência se quiser manter suas chances.
E em um país onde factóides contam mais que conteúdo, se você encontrar algum fato gerador de rejeição, isso pode lhe beneficiar através do prejuízo ao adversário. A campanha do PT fez isso a partir da disseminação de mentiras, associando Marina a banqueiros ( que nunca ganharam tanto dinheiro quanto no governo atual) , vinculando-os ao tema de autonomia do Bacen ( assunto que 99% da população não entende), criando o mito do fim do bolsa família e do abandono do pré-sal.
O governo incompetente produz matéria prima farta para geradores de rejeição. Os marqueteiros da oposição precisam saber explorá-la. Alguns exemplos:
– Financiamento de portos em Cuba enquanto no Brasil hospitais públicos não dão conta de pacientes nos corredores e 50% das casas são desprovidas de esgoto;
– Tomada aérea do presídio da Papuda, onde os principais personagens do petismo batem ponto. Poderia haver uma voz ao fundo, dizendo: sua vida será gerenciada daqui…
– O patético discurso de ‘panos quentes’ ao Estado Islâmico feito na ONU. Algo do tipo: quem tem pena de terrorista, tem pena de bandido…
– Petrobras, tão cara à população, devia ser explorada ao máximo. Mostrar seu derretimento pela roubalheira e associar quantas casas populares poderiam ser feitas com o lucro que a Petro deixou de ter no período, por conta da má gestão. Aí entraria um locutor sarcasticamente dizendo: ‘ enquanto gatunos surrupiavam o nosso patrimônio público, e o governo fazia vistas grossas, xxx mil casas populares deixavam de ser construídas’
– Atacar os juros altos, os maiores do planeta. Mostrar exemplos de como a população paga caro para consumir e tomar crédito, associando essa situação aos lucro bilionários dos bancos, que nunca ganharam tanto dinheiro na história desse país…
Os fatos acima não são tão simples e diretos. O Marketing, de quem a política desafortunadamente transformou-se em sub-segmento, trataria de torná-los escandalosamente ruins às vistas dos eleitores. Rasteiro? Sim. Como qualificar a campanha petista até o momento?
Não dá para entrar no ringue diante de um Mike Tyson enfurecido como Madre Teresa de Calcutá. Você tem no mínimo que encarnar um Anderson Silva, senão a vaca vai para o brejo…
PS*
Deve haver muitos outros exemplos. Aliás, ideias são bem-vindas. Elas chegarão ao Comitê da Marina.
Relacionado
Victor Loyola
Os textos refletem minha opinião pessoal sobre qualquer assunto, não há nenhum tipo de vinculo com corporações, grupos, ou comunidades. Comentários são extremamente bem-vindos. Me esforçarei ao máximo para fazê-lo um hobby permanente. No segundo tempo de minha vida, está definido que continuarei escrevendo. Se eu parar, de repente é por que eu surtei ou houve algum apagão de criatividade. Essa versão do blog está turbinada – é para ser mais agradável e acessível ao leitor. Há até um espaço para enquetes, uma maneira bem-humorada para encarar o mundo. Boa leitura!!!!!