Beijinho no ombro da educação de Bovinolândia

image

Semana passada mais um factóide infestou os noticiários Brasil afora: em uma questão de filosofia na prova de um colégio do ensino médio em Brasília, os estudantes foram solicitados a completar a letra de uma música de Walesca Popozuda, definida como pensadora contemporânea de ´ Terra Brasilis´. Nessas breves três linhas, temos um extenso material para dissertação…

Como é de praxe por essas bandas, a superficialidade dominou a maior parte das discussões, concentradas no fato da cantora  ser classificada como pensadora do Brasil contemporâneo. Waleska, cujo maior atributo até semana passada estava presente em seu sobrenome artístico, não tem culpa nenhuma nessa história e foi brindada com sua marca na mídia por alguns dias seguidos, um presente para quem vive disso. Li diversas opiniões que esculhambavam com o status de pensadora ao qual a cantora havia sido promovida e algumas que defendiam a livre escolha de quem poderia ser classificado como filósofo de relevância. Se um professor qualquer considerou que a ‘ Popozuda’ exerce influência sobre a juventude a ponto de ser considerada uma referência no pensamento contemporâneo, ele pode estar sendo sincero ou irônico, e nesse caso, o nobre docente reiterou que irônico ele não foi, seu desejo era promover o debate. Talvez tenha sido apenas uma fanfarronice, um desejo incontrolável de fazer espuma e aparecer. Mas isso não tem nenhuma importância.

imageDois temas me chamam atenção nessa história e passaram quase desapercebidos nas discussões. Bem que a sociedade poderia pegar carona em ambos e se aprofundar no assunto. Primeiro, o fato de uma questão de prova do Ensino médio requisitar que o aluno saiba a letra de uma música ( independentemente de sua qualidade) diz muito sobre o que  exigimos dos nossos estudantes. Enquanto aqui temos uma clara demonstração da falta de seriedade em nossas avaliações, em cantos mais civilizados do planeta cobram-se temas que realmente agregam valor na formação do sujeito. Não é difícil imaginar por que ocupamos as últimas colocações nos rankings de educação no mundo. Não sejamos inocentes a ponto de acreditar que temos aqui um caso isolado, imaginem as barbaridades que constituem o nosso sistema de avaliação do ensino médio. Em um país onde o índice de analfabetismo funcional é de 30% e 70% das pessoas são incapazes de compreender um texto com alguma complexidade, a exigência de saber uma letra de música como parte do currículo escolar é que devia causar indignação.

O segundo tema que sempre me incomodou e coincidentemente está presente de forma indireta nessa história, é o fato  de filosofia ser obrigatório no ensino médio. Certamente um houve um lobby muito forte para que essa invencionice  inútil fosse encaixada na grade curricular.  As centenas de horas dedicadas ao seu estudo são subtraídas de matérias bem mais críticas: língua portuguesa e matemática, só para ficar nas duas mais básicas. Nada contra o tema, mas trata-se de cadeira universitária. Seria igualmente absurdo exigir que o ensino médio abordasse noções de engenharia ou direito. Mas algum educador criativo, certamente respaldado por outros tomadores de decisão, achou que em um país onde nem o ‘ feijão com arroz’ se faz com decência, os alunos precisam estudar filosofia antes de ingressar na faculdade. Por aí notamos quais são os princípios que a sociedade valoriza.

image

Formamos pseudo-pensadores, que praticamente não leem, são incapazes de interpretar um texto difícil, encontram dificuldade em fazer uma regra de três, mas sabem letras de música como ninguém. O que esperar desse contingente de filósofos formados pelo nosso ensino médio, após ingressarem na faculdade? A resposta está nas posições que o Brasil ocupa nos rankings de matemática, ciências e interpretação de texto. Beijinho no ombro para a nossa educação e para todos nós, habitantes da República Federativa de Bovinolândia.

 

 

0 Comments
0

Deixe uma resposta

Send this to a friend