Criminalistas reclamaram do tratamento dispensado a Sergio Cabral pela PF em Curitiba, novo lar do maior corrupto da história do Brasil. Segundo eles, sua chegada algemado nos pés e mãos foi um tratamento animalesco. A reclamação ecoou na mídia, e alguns jornalistas entraram na onda do coitadismo tupiniquim, aquela pena irresistível de bandidos que invade o coração generoso de muitos brasileiros.
Sérgio Cabral é um criminoso perigoso. Sua quadrilha assaltou o estado do Rio de Janeiro na surdina, deixando-o à míngua, quebrado. É um assassino indireto: quantas vidas não poderiam ter sido salvas em hospitais, acidentes evitados em estradas, esperança renovada em escolas, se o volume bilionário de dinheiro roubado não fosse desviado. Bandido anda algemado quando se locomove. Qual é o problema, criminalistas?
Essa imagem é um alento para o brasileiro normalmente sem esperança, cansado das maracutaias e da impunidade reinantes por aqui. Ela é o sinal que algo mudou, e para melhor. Seria impossível há alguns anos. É verdade que os políticos com mandato seguem impunes, protegidos por um STF instável e leniente. Mas quando o perdem, passam automaticamente a responder pelos seus atos como cidadãos comuns e a cadeia pode ser seu destino. Eventualmente, até quem tem mandato dança. Eduardo Cunha e Paulo Maluf que o digam. Empresários poderosos, compradores da alma dos políticos, estão presos ou em domiciliar. Muito embora o grande chefe dificilmente tenha o mesmo destino, é inegável que progredimos.
Essas fotos revigoram a esperança de um país melhor. Guardemos para os momentos de inconformismo, que nos acompanham em nossa rotina, servirão para aplacá-lo. Ao Sérgio Cabral, nossos votos de uma longa e produtiva jornada na capital paranaense.
Relacionado
Victor Loyola
Os textos refletem minha opinião pessoal sobre qualquer assunto, não há nenhum tipo de vinculo com corporações, grupos, ou comunidades. Comentários são extremamente bem-vindos. Me esforçarei ao máximo para fazê-lo um hobby permanente. No segundo tempo de minha vida, está definido que continuarei escrevendo. Se eu parar, de repente é por que eu surtei ou houve algum apagão de criatividade. Essa versão do blog está turbinada – é para ser mais agradável e acessível ao leitor. Há até um espaço para enquetes, uma maneira bem-humorada para encarar o mundo. Boa leitura!!!!!