Quando em seu país…

Quando em seu país…cinco meses do que você ganha são utilizados para pagamentos de impostos diversos, alimentando a estrutura gigantesca de um estado que oferece quase nada em contrapartida, além da produção em escala industrial de escândalos de corrupção…

Quando em seu país…educação e saúde estão entre as piores do mundo há muito tempo, corroborando para a perpetuidade de uma sociedade injusta…

Quando em seu país…metade dos domicílios não tem acesso a saneamento básico, um problema do século XIX…

Quando em seu país…a infra estrutura está muito aquém do esperado para uma sociedade minimamente produtiva…

Quando em seu país…ocorrem 60 mil assassinatos por ano, e apenas 8% deles tem resolução, demonstrando o pouco apreço dado à vida…

Quando em seu país…a segurança pública é simplesmente ignorada como prioridade, apesar de todos os indicadores trágicos…

Quando em seu país…uma casta especial tem acesso a privilégios previdenciários e salariais, advindos dos impostos que a maioria silenciosa paga sem reclamar..

Quando em seu país…são necessários cinco indivíduos para produzir o equivalente ao que gera um único americano, sem que uma viva alma proponha algo para melhorar nossa lamentável baixa produtividade…

Quando em seu país…reina a mentira nas campanhas eleitorais e a população ignorante é facilmente manipulável por qualquer populista de araque…

Quando em seu país…30% da população adulta é composta de analfabetos funcionais e 92% são incapazes de interpretar gráficos, tabelas e textos de média complexidade…

Quando em seu país…a impunidade é direito adquirido para políticos, endossados pelo STF e pela população, que não se cansa de eleger e reeleger a mesma corja…

Quando em seu país…existem 180 mil leis, constituindo o mais complexo arcabouço legal do mundo e uma das sociedades mais litigiosas, com um processo em andamento para cada dois habitantes…

Quando em seu país…a Suprema corte se mostra subserviente aos interesses de políticos corruptos e após três anos da maior operação anti corrupção da história não julgou ninguém…

Quando em seu país…o Senado, a Câmara e as Assembléias estaduais não cumprem decisões judiciais para proteger interesses corporativistas, ninguém se surpreende, pois nesse lugar a lei não vale para todos…

Quando tudo isso acontece ao mesmo tempo em seu país…o vocabulário é incapaz de oferecer alternativas que demonstrem o tamanho da desilusão.

Você olha ao seu redor e não enxerga esboço de reação, apenas o conformismo característico de um povo tolerante com pequenos e grandes delitos. O sistema nos sufoca, a indignação se transforma em melancolia.

O brasileiro é individualmente cordial e coletivamente omisso, permissivo com toda bandalheira ao seu redor, talvez por que compactue dos princípios que a regem.

Quando você percebe que não existe solução no horizonte de sua geração, a sensação de derrota é inevitável. Haja resiliência para suportar tantos desmandos. A toalha, usada e amarrotada, está jogada no chão.

0 Comments
0

Deixe uma resposta

Send this to friend