Chico Genial Anysio

Raríssimas são as pessoas que podem ser consideradas genias no que fazem.

Chico Anysio é um humorista genial. Uso o verbo no presente, pois sua partida, aos 80 anos,  eterniza seus 209 personagens construídos ao longo de mais de 60 anos de carreira, que ficarão conosco, enquanto seu criador estréia nos palcos do outro plano.

Em tempos onde o escárnio sobre os outros  serve de escada para quase todos os comediantes, Chico Anysio destoava da categoria, com seu humor inteligente, simples e paradoxalmente também sofisticado. Nunca deixou de ser combativo em relação aos desmandos de ‘Terra Brasilis’, que o digam os impagáveis Justo Veríssimo, Professor Raimundo, Salomé, entre outros, mas nem por isso valia-se do mau gosto para conquistar uma gargalhada.

Aliás, Chico Anysio nunca foi um humorista de gargalhadas, mas de sorrisos. A gargalhada é efêmera, instantânea, vem e passa. O sorriso pode ser contínuo, vem e fica, muda o estado de espírito.

Lançou, resgatou e manteve inúmeros artistas na ativa. Hoje se fala que teve vários times de futebol até fechar com o Vasco pelos últimos 30 anos, mas a família – inteiramente vascaína – não deixa dúvida sobre essa sua outra virtude.

Felizmente viveu em um tempo onde as imagens e histórias de suas centenas de personagens estão gravadas e circulam pelas nuvens. Não se perderão jamais.

O vídeo a seguir foi gravado em um intervalo entre suas últimas idas e vindas ao hospital e transborda sabedoria de quem chegou aos 80 anos honrando sua genial trajetória.

0 Comments
0

Deixe uma resposta

Send this to friend